domingo, 26 de março de 2017

Filmes e documentários indígenas que abrirão sua mente.

foto do filme Martirio
Filmes e documentários que te farão entender mais sobre a cultura e resistência dos povos indígenas.



DOC | Terra dos índios - Documentário raríssimo sobre conflitos de terra. 
Depoimentos do grande líder indígena guarani, Marçal de souza tupã.

DOC | Atrás da Pedra- O documentário aborda a luta e resistência dos Guarani Mbyá pela demarcação de terras nas aldeias do bairro Jaraguá, zona noroeste de São Paulo.




DOC | Parente Guerreiro - Luta e Resistência Indígena é um documentário sobre o ato indígena realizado na Avenida Paulista, em junho de 2015, durante as gravações do documentário Atrás da Pedra - Resistência Tekoa Guarani.




DOC | Ribeirão das Lavras- Demarcada na década de 80 e parte de um território indígena composto por outras aldeias homologadas pelo Ministério da Justiça em 2015, a aldeia Tekoa Ytu, do povo Guarani Mbyá, localizada próximo ao Parque Estadual do Jaraguá (Pico do Jaraguá), na zona noroeste de São Paulo, recebe o rio Ribeirão das Lavras, que nasce no parque, corta a aldeia e sai dela virando Ribeirão Vermelho.
O rio histórico, famoso por ser utilizado na lavagem de pedras preciosas exploradas por Bandeirantes, também foi fundamental para o consumo, preparação de comida tradicional e banho dos Mbyá.
Hoje, o rio está com um nível de poluição que impede os moradores de utilizar sua água e já causou muitas doenças em crianças e adultos. O mesmo rio foi beneficiado com o projeto Córrego Limpo, parceria da Prefeitura de S. Paulo com o Governo do Estado de S. Paulo, por meio da Secretaria de Saneamento e Energia e da Sabesp, com o objetivo de despoluir rios e córregos da cidade.
Neste filme, lideranças indígenas da aldeia fazem um relato de como era o rio e como ele está no exato momento; também pedem ajuda do poder público e comunidade para ter este precioso recurso natural novamente limpo, trazendo benefícios não só para aldeia, mas para todo o bioma remanescente de Mata Atlântica na região.



DOC | Índio Cidadão- O recorte contemporâneo da luta do movimento indígena documenta a incidência política da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) no Congresso Nacional em 2013, pela manutenção dos direitos constitucionais conquistados diante da investida anti-indígena da Bancada Ruralista - representada naquele momento pela PEC nº 215/2000. A histórica ocupação do Plenário da Câmara dos Deputados no Abril Indígena 2013 foi montada com as incríveis imagens cedidas pelo parceiro Kamikia Kisedje e arquivos da TV Câmara. O enredo se desenvolve com a documentação da participação de representantes da APIB em grupo de trabalho conjunto com deputadas(os), em registros de falas públicas e entrevistas de Aurivan "Neguinho" Truká, Dinamam Tuxá, Ninawa Huni Kuin, Paulo Tupiniquim, Sonia Guajajara, entre outros, como reflexo do protagonismo coletivo de lideranças do movimento indígena. 


DOC | Guarani Mbyá - Um ato legítimo é um documentário sem entrevistas que apresenta a mobilização dos índios Guarani Mbyá da cidade de São paulo, se reunindo para um ato na Avenida Paulista, em junho de 2015, durante as gravações do documentário Atrás da Pedra - Resistência Tekoa Guarani.



DOC | Presente dos Antigos, o documentário sobre o Povo Xacriabá em Minas Gerais, depois de muitos conflitos por posse de terra, a busca pelo resgate das práticas tradicionais e beleza de seus grafismos.

Um comentário: